Cartazseminarionegritud

O Colegiado Negro vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) convida a comunidade acadêmica da UFAM e demais interessados a participar do evento “Quem disse que não há negr@s e quilombolas no AM não sabe o que é axé e dendê: seminário de articulações e estratégias para visibilidade negra no AM” a ser realizado no dia 23 de novembro às 8h30 no Auditório Paulo Burhein, Setor Sul (antigo Minicampus).

O objetivo do seminário é discutir acerca das ações para a visibilidade da população negra bem como seus conhecimentos, patrimônios, afirmação da identidade étnica e seus modos de viver no estado do Amazonas. Para isso, será proposto debates que integrem docentes, discentes, pesquisadores(as), representantes de associações e de religiosidades de matrizes africanas, movimentos sociais de mulheres negras, afro pesquisadores e comunidade manauara em geral.

Manaus adotou o Dia da Consciência Negra (20/11) como feriado e o Colegiado Negro-PPGAS/UFAM compreende que se trata de um momento político primordial para viabilizar ações acerca das relações étnico-raciais no Brasil, sobretudo no AM, combate ao preconceito, ao racismo, discriminação racial e religiosa, no almejo da promoção da valorização da negritude por meio de políticas públicas e conquista de direitos.

Os participantes do evento terão direito ao certificado de participação na forma eletrônica (envio por email).

23/NOVEMBRO

(Manhã)

8h30 - Abertura: Prof. Dr. Gilton Mendes (Coordenador do PPGAS/UFAM)

9h - Abertura Musical: Karen Francis